Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Desenvolvimento do SiFEUP - Introdução

Desenvolvimento do SiFEUP

Introdução

O objectivo deste texto é contribuir para a caracterização da situação actual do Sistema de Informação da FEUP (SiFEUP) e estabelecer perspectivas para o seu desenvolvimento coerente.

O âmbito do sistema considerado é o da componente automatizada do sistema de informação mais amplo da FEUP. Este último abrange todos os aspectos da gestão de informação, nos seus vários suportes (papel, electrónico, etc.), desde a respectiva classificação e armazenamento, até à circulação e recuperação.

A motivação principal deste trabalho é a procura de um equilíbrio entre a construção de um sistema articulado, com componentes tendencialmente integradas, e o estímulo à criatividade e à distribuição da produção de informação.

No seu estádio actual, o SiFEUP conta com uma multiplicidade de subsistemas autónomos e aplicações desarticuladas e apresenta lacunas importantes na automatização de algumas funções. Por outro lado, a presença da FEUP na rede mundial de computadores (Internet) é já uma realidade desde 1992, devendo essa presença reforçar-se e tornar-se, a curto prazo, no principal meio de comunicação entre a FEUP e a comunidade exterior, nacional e internacional.

O sistema de informação da FEUP tem como objectivos básicos disponibilizar o acesso à informação e dinamizar a colaboração entre os seus membros. Adicionalmente visa incrementar a comunicação com a comunidade académica externa à FEUP e a comunidade empresarial, em particular da região norte do País. Deve, por isso, privilegiar o utilizador, i.e., o leitor de informação, relativamente às facilidades e funcionalidades a incorporar no sistema. Por outras palavras, as capacidades do sistema devem ser definidas face às necessidades específicas do leitor da informação, de modo a fornecer-lhe um meio simples e conciso de recuperar a informação desejada e de identificar informação potencialmente importante, mas por ele desconhecida à partida.

Pela sua facilidade de utilização, versatilidade e generalização, a tecnologia da Web parece-nos a mais adequada para constituir o elemento aglutinador das várias componentes do sistema. Sob este interface existirão recursos informativos de diversas naturezas e diferentes acessibilidades, desde ficheiros HTML a bases de dados. A tecnologia hipermédia é geralmente orientada para a navegação informal através de documentos relacionados. Esta não é, muitas vezes, a forma mais eficiente de localizar a informação. Por esta razão, é necessário incorporar no sistema outros meios de pesquisa e de recuperação com características de maior eficiência, como os sistemas de gestão de bases de dados.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2003-06-13 I  Página gerada em: 2024-05-02 às 08:13:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias